A Dança e seus inúmeros benefícios
27/03/2023
A dança, em suas tantas modalidades, além de atuar como exercício físico, pode funcionar como um momento lúdico, uma ‘terapia’, uma forma de conexão, autoconhecimento… são tantas e tantas coisas que ela nos oferece! Sempre há uma surpresa.
Por isso listamos aqui 5 benefícios físicos e 5 psicológicos que essa arte, em constante transformação e evolução, proporciona.
Benefícios físicos:
- Melhora da saúde cardiovascular
Dançar envolve movimentos rítmicos que aceleram o coração, aumentam a circulação sanguínea e a demanda de oxigênio pelo corpo.
Durante a dança, os músculos trabalham para sustentar movimentos complexos, o que aumenta a frequência cardíaca e melhora a capacidade cardiovascular ao longo do tempo.
- Fortalecimento muscular
Músculos são recrutados em todas as modalidades da dança porque eles servem para sustentar e realizar os movimentos exigidos.
É claro que em cada tipo de dança grupos musculares distintos são convocados, mas em todas há como resultado o fortalecimento muscular.
- Melhora do equilíbrio e coordenação
Para realizar os movimentos propostos por qualquer modalidade de dança, é exigido do corpo equilíbrio e coordenação. A prática da dança ajuda na melhora de ambos e proporciona um maior conhecimento do próprio corpo.
- Aumento da flexibilidade
Movimentos amplos, fluidos, mais bruscos, saltos e tantos outros, fazem com que o corpo, com o passar do tempo, com a prática, ganhe maior flexibilidade. Isso porque ao repetir passos ou coreografias, o corpo vai se adaptando àquelas formas e, com isso, ampliando movimentos, ficando ‘mais elástico’ para realizar o que é pedido.
- Queima de Calorias
É indiscutível que em qualquer aula de dança há queima de calorias.
Atividades físicas proporcionam queima de calorias e na maioria das aulas, dependendo da intensidade, e da duração, há maior ou menor quantidade gasta.
Saltos, giros, que são movimentos mais rápidos e exigem maior esforço, podem queimar mais calorias do que outros, mas isso não quer dizer que movimentos mais levem não levem a um gasto calórico.
Benefícios psicológicos
- Redução do estresse
Ao dançar, o corpo libera endorfina, neurotransmissor que ajuda a melhorar o humor, reduzir tensões e sensação de dor.
Além disso, aulas de dança são embaladas por músicas, o que também atua como uma ‘vassoura da mente’ e costuma varrer pensamentos e humores de uma forma única.
- Aumento da autoconfiança e autoestima
A consciência corporal é ampliada com a dança. Esse contato é uma poderosa ferramenta para identificar áreas de tensão, estresse, e para proporcionar relaxamento consciente.
Esse autocuidado leva a um autoconhecimento muito maior de si, o que eleva a autoestima e a autoconfiança.
- Melhora do humor
Já diz o ditado: quem dança seus males espanta.
Dançar é também uma diversão. A sensação de bem-estar que ela oferece faz com que as pessoas cheguem em uma aula de um jeito e saiam de outro, completamente diferentes.
A dança tem a ver com alegria porque o contato com o próprio corpo gera satisfação.
- Estímulo da Criatividade
A dança é uma forma de expressão e todo indivíduo tem a sua. Ao dançar, entramos em contato com as nossas formas de movimento, assim como as formas que nos apresentam. Esse mix faz com que possamos explorar nossa própria expressão artística.
- Fortalecimento de relações sociais
Nas aulas, entramos em contato com diversos tipos de pessoas. Isso faz com que haja uma construção social onde todos são bem-vindos, todos tem suas dificuldades, suas facilidades, e há um respeito quase sagrado nesse momento.
Esse aprendizado, para quem faz dança, é expandido para a vida.
Poderíamos escrever um livro sobre os tantos benefícios dessa arte, mas por ora ficamos com esse. Já são tantos que o melhor que podemos fazer é DANÇAR!!!
Deixe um comentário