Dançar viver em saúde
03/04/2023
Toda a dança é uma forma de expressão.
A Cia Cisne Negro, quando patrocinada pelo Grupo Fleury, participou do livro ‘Vida em movimento – 7 motivos para 1 iniciativa’, que foi escrito por renomados médicos das mais diversas áreas.
Quais experiências da dança?
Transcrevemos aqui essa parte do livro para que você possa acessar as inúmeras experiências que a dança proporciona.
Experiência Visual
O movimento de toda a dança possui harmonia estética, estruturada pelas formas que se conjugam em busca do equilíbrio. Pelo olhar e sua expressão, também podemos deixar entrever nosso estado de espírito.
Experiência Tátil
Ao dançar, é possível sentir em cada movimento o desenho de nosso corpo no espaço, como se tivéssemos tocando nosso próprio gesto e o gesto de quem dança conosco.
Experiência Cognitiva
Dançar é fruto de um raciocínio coordenado complexo, mas espontâneo. A cada fração de segundo, estamos a medir espaço, tempo, estado de espirito para o passo em curso e para o passo seguinte.
Experiência Auditiva
Nem toda a dança pressupõe uma música, mas mesmo em silêncio, na dança é possível perceber o pulso dominando um determinado ritmo, como uma sinfonia da alma a se expressar.
Experiência Afetiva
Toda coreografia é janela para os sentidos mais íntimos. A criança dá pulinhos quando está feliz, pois sente necessidade de expressar no espaço seu contentamento.
Experiência Motora
Todos os nossos ossos e músculos se articulam por meio da dança.
Na ação casual ou intencional dessas peças, geramos o gesto que pode representar nossa maior vontade criativa.
Deixe um comentário