Um Pouco de Nossa História
O Cisne Negro acredita que a dança pode melhorar a sua vida, aqui você encontra gente que faz dança com paixão! Muito mais que um estúdio de dança, um espaço para você se descobrir dançando.
Fundado em 1958 por Hulda Bittencourt, o Estúdio de Ballet Cisne Negro é considerado uma das escolas de dança mais importantes da cidade de São Paulo.
Sua trajetória vem direcionando talentos e formando profissionais atuantes em renomadas companhias do Brasil e do exterior, sempre mantendo padrão de qualidade, profissionalismo e dedicação aplicados no ensino da arte da dança.
No Ballet Clássico a linha aplicada como base é a da Royal Academy of Dance. O renomado método inglês destina-se à complementação da educação através da dança.
No Cisne a Dança é para Todos, por isso, paralelamente ao universo do Ballet Clássico, oferece aulas de várias modalidades para todas as pessoas e todas as idades como Hip Hop, Flamenco, Dança Livre, Aero Jazz, Danças Urbanas, Teatro Musical e atividades como Yoga e Inner Balance.
Localizado na Vila Madalena, bem na divisa com o bairro Alto de Pinheiros, o estúdio conta com 5 salas com piso específico para dança, amplas e com iluminação natural, sendo uma delas acoplada a um anfiteatro com 70 lugares. Você ainda vai encontrar a Deli Healthy Food, uma cafeteria ao ar livre com opções deliciosas e saudáveis e o Camarim, nossa loja de artigos para dança.
Agende sua aula experimental e venha descobrir o que mais combina com você!
HULDA BITTENCOURT
Fundadora (in memorian)
Iniciou seus estudos com Maria Olenewa, pioneira do balé clássico no Brasil. Teve como professores clássicos, Vaslaw Veltcheck, Raul Severo, Ismael Guiser, Maria Melo, Bill Martin Viscount, John O`Brien, Rosella Hightower, Herida May e Shirley Graham. Em dança contemporânea foi aluna de Vera Kumpera e em dança folclórica de Mercedez Batista. Especializou-se em vários métodos de ensino, entre eles, o da Royal Academy of Dancing. Dançou em vários grupos, incluindo o Ballet de Cultura Artística. Participou também de óperas, operetas, musicais, tendo trabalhado por muitos anos na Organização Victor Costa (TV). Entre os seus inúmeros trabalhos coreográficos destaca-se “O Quebra-Nozes, que recebeu em 1984 da APCA o prêmio de melhor espetáculo e melhor coreografia do ano. É fundadora do Estúdio de Ballet Cisne Negro, em atividade há quase 5 décadas. Em 1977 fundou a Cisne Negro Cia. de Danca, onde é diretora artística e que em 2007 comemora 30 anos de atuação.
DANY BITTENCOURT
Direção Artística
De nome artístico Dany Bittencourt iniciou seus estudos no Estúdio de Ballet Cisne Negro aos 3 anos de idade e formou-se pela Royal Academy of Dancing de London, no nível advanced. Fez aulas de aperfeiçoamento em balé clássico em Londres com Merly Park e Shirley Graham, entre outros. Aprimorou-se em técnica clássica e contemporânea, permanecendo 6 meses no Les Ballets Jazz de Montreal e 6 meses no Le Grand Ballet Canadien Foi, por 20 anos, bailarina da cisne negro cia. de dança, tendo se apresentado por todo o Brasil e por países como África, Escócia, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina, Canadá, Uruguai, Alemanha, Paraguai, Chile, interpretando obras e atuando como assistente de importantes coreógrafos e professores nacionais e internacionais, como Mark Baldwin (Inglaterra), Gigi Caciuleanu, Patrick Delcroix (França), Itizik Galili (Holanda), Victor Navarro (Espanha), Marc de Graef (Portugal), entre outros. É Diretora de Ensaios da cisne negro cia. de dança, onde também atua como coreógrafa, tendo em seu currículo obras criadas especialmente para a Companhia: : Baobá (2010, com direção geral de José Possi Neto), Abacadá (2009 – Direção Coreográfica), Forrolins (2009), Atmosferas (2006); A Viagem de Quixote (2005), Anéis (2003), Em Caso de…(2001) e Vem Dançar (2000), além de obras como “coreógrafa convidada”: Forrolins (Chile), Imagens Sonoras (Balé da Cidade de Taubaté), Don Giovanni (São Paulo).
GISELE BITTENCOURT
Direção Administrativa
Giselle Bittencourt estudou ballet no Estúdio de Ballet Cisne Negro, completando os exames da Royal Academy of Dance. Aprofundou sua paixão por figurinos de ballet estudando em Banff no Canadá. Lecionou ballet no Estúdio enquanto se formava em Administração pela PUC – SP. Em 1988, ao lado de seu pai Edmundo Bittencourt, assumiu a coordenação do Estúdio, passando à direção em 2004. Giselle Bittencourt
LUCIANA VIGNERON
Coordenação
Luciana Vigneron foi aluna do Estúdio de Ballet Cisne Negro dos 04 aos 15 anos. Trabalhou por 19 anos em Curitiba na área da sua primeira formação, propaganda. Em 2.000 descobriu o Yoga e teve sua formação certificada pelo Núcleo de Estudos Yoga Nataraja – São Paulo. Estudou com Micheline Flack (Fundadora do R.Y.E Internacional – Recherche sur le Yoga dans L’education) na Universidade Federal de Santa Catarina onde completou o curso de Extensão Universitária “Yoga na Educação”. Pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo se formou no curso “Yogasutras de Patanjali e sua relação com o Hatha Yoga”, com o Profº Carlos Eduardo Barbosa. Como professora comandou a prática de yoga no Gaya Centro de Qualidade de Vida em Curitiba/2006.
Desde 2007 é coordenadora do Estúdio de Ballet Cisne Negro, onde também atua como professora de yoga.
Uma história de dedicação à dança
Sob a Direção Artística de Hulda Bittencourt e Dany Bittencourt, sucesso de crítica e de público, em 2022 o grupo comemora 46 anos de existência olhando para o futuro, sempre pronto para levar a sua inovadora dança aos quatro cantos do planeta! Entre seus traços marcantes está a diversidade e a inovação e ao longo de sua trajetória, detém alguns dados marcantes:
- já foi assistida por um público superior a 3 milhões de pessoas
- em aproximadamente 17 diferentes países
- passando por mais de 500 cidades
- num total de cerca de 5.000 apresentações
- com uma média de 100 apresentações/ano
Considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país, dentro da filosofia da Cisne Negro Cia. de Dança encontram-se a originalidade, a tradição e a preocupação de formar novas platéias, buscando públicos capazes de apreciar a inovação e a beleza.
A companhia nasceu de uma circunstância especial: sua diretora artística, Hulda Bittencourt, juntou as alunas do já famoso Estúdio de Ballet Cisne Negro
com alguns atletas da Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP).
A Cisne Negro Cia. de Dança acredita que a cultura é uma ferramenta de transformação social, alimento de esperança e sonhos de muitas pessoas, portanto, dentro do seu repertório a Cisne Negro possui obras sócio-educativas, como: “Vem Dançar” – a história da dança através dos tempos, “Don Quixote e Sancho Pança, Viajando pela Dança”, uma viagem pelas danças tradicionais brasileiras, sob uma ótica contemporânea e “Baobá” obra baseada na história de O Pequeno Príncipe, uma discussão entre o Pequeno Príncipe e um Príncipe afro-brasileiro sobre a sustentabilidade do planeta.
Os trabalhos da companhia se inserem dentro do panorama contemporâneo da dança ocidental, e consequentemente, desde o início, trabalha com coreógrafos inovadores e jovens. Seus trabalhos já foram apresentados nas principais cidades do Brasil e, na África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, China, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Moçambique, Paraguai, Tailândia, Uruguai, China e Romênia, o grupo exibiu-se como um modelo de trabalho dentro da dança brasileira, um trabalho construído com profissionalismo e paixão.